sexta-feira, 28 de novembro de 2008

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

RADIO SANFA & GRIDCOM!


OLÁ QUERIDOS AMIGOS ! ! !
Sim! Eu sou um cara rodado e também me meti a fazer rádio! O negócio é que meu querido compadre Léo me convidou em 2005 a entrar para a rádio das dependências do instituto São Rafael! Lá eu aprendi a arte com O cara Bruno Vasconcelos, o mesmo que fez algumas curadorias do nosso querido FORUM.DOC.
Então, esse material que postei (de maneira mui suspeita, é verdade) no site "bandas de garagem" - indicação do meu camarada do funk, Danilo, produtor musical - (até que eu aprenda a dominar HTML!!) é da época que eu era da rádio(e ainda sou), onde eu trabalhava como editor, revisor, roterista, programador, locutor...
Logo depois da época do Bruno, o nossa rádio entrou em parceria com a UNIBH, onde o projeto foi coordenado pelo meu amigo Renato Villaça, o mesmo cara que produziu a Titane, o Makely ka, e mais um monte de gente ai que nem sei o nome! Ah, não posso esquecer de disser que o Renato é quem me deu as primeiras noções de produção musical independente!! Logo, esse material se estende de 2005 a 2007, 2008 mais ou menos e contém SPOTS,
Na real, pus esse material aqui no blog mais para servir de portifólio, ou audiofólio, sae preferirem.
OBS: TEXTO AINDA EM EDIÇÃO!!!!

DO FUNDO DO BAU!


PUTZ!
Essa tirinha eu fiz quando eu estava na oitava série! Eu achei nas minhas coisas. Não sei se vocês estão entendendo minha letra, mas no primeiro quadro a professora diz que a prova vai ser com consulta, e no segundo quadro eu (pobre criança!) digo: "tô fudido, não tenho nada no caderno!!"

O legal é que essa tirinha manteve o humor até hoje! Eu estudava na Escola Municiopal Jaime Avelar Lima, no São Gabriel. Eu era mais um mini delinguente, que um estudante. Na verdade, eu mais matava aula na biblioteca, que ficava em sala de aula. Depois passei a dar aulas de música lá, mas isso é outra história.






CAPA DE LIVRO!











Esse trabalho eu fiz para a aula de projeto gráfico, do prof Roberto Marques (o cara!). A proposta era fazer uma capa de livro com fotografia tirada em sala. Mas eu preferi partir para um outro lado. O bacana é que eu achei que estava no caminho errado, quendo na verdade o Prof. gostou bastante do trabalho. Fiquei contente!

:)

Ai vai a pequena memória decritiva/defesa do trabalho:



MEMÓRIA DESCRITIVA

A construção desta capa fugiu, propositalmente, do normal. Tenho certeza que a maioria dos que participaram deste trabalho tratou o tema de maneira tradicional: uma pessoa triste na capa, olhar distante, fundo negro, como se a solidão não fosse também uma opção, ou mesmo uma escolha. Por que a solidão deve ser triste? Se isolar também é benéfico, como disse Jung, afirmando que seus colegas de escola o alienavam de si mesmo, e por isso ele ia se isolar em algum lugar para ficar com seus pensamentos.
Pensando nessas questões é que eu quis abordar a solidão sem esse peso da tristeza, e tratá-la com suavidade, beirando o humor. E é por isso que eu abandonei a fotografia e parti para a ilustração pura e simples. E, também para fugir daquela composição linear de algo sozinho para retratar a solidão.
Num primeiro momento, pensei em retratar uma cidade e mostrar a solidão de um personagem nessa cidade. Mas repensando a questão da simplicidade gráfica, resolvi simplificar ao máximo a forma vertical dos prédios e resumi-los apenas a pequenas janelas que mostrariam, em cada uma delas, uma situação diferente.
Cada uma dessas janelas mostraria dois personagens interagindo entre si, mas em uma dessas janelas um personagem está sozinho. Isso demonstra a idéia original de retratar a solidão em um conjunto de situações, assim como na vida, na qual mesmo junto a outras pessoas, por vezes nos vemos sozinhos.

ISSO É MUITO BOM!




Essa maravilha eu achei publicado naquela revista da companhia aréa GOOL (é assim que escreve?) que achei jogado no consultório da dentista do meu amigo Anderson(o famoso Cirilo!) e não resisti: Roubei a revista é para postar aqui! Não carece nem comentário!


terça-feira, 18 de novembro de 2008

PSICO KILLER!


SÓ PARA ESCLARECER:

Essa página editorial foi feita por mim e minha amiga designer Helen Boteri como exercício para aula de projeto gráfico e fotografia. Eu fiz a diagramação e a Helen tirou a foto do nosso caro amigo Bruno, que serviu de modelo.

Pus essa explicação aqui porque o povo ja tava pensando que eu tô maluco.

(se bem que...)

QUERO POSTAR A memória descritiva do trabalho, mas vou pensar no caso.

Na verdade, ando com uma certa preguiça de postar aqui... sei lá ...

tenho muita coisa pra postar ainda e não postei nem a metade!

MAS...

AH! e o título, já ia me esquecendo, é uma referência ao Talking Heads, claro!!

mui loco

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

VOCÊ CONHECE ESSA PESSOA? DENERSON

NEM TUDO ESTÁ PERDIDO

DESENHOS: CROQUIS RÁPIDOS







ESSE POST É PARA OS "PURISTAS" E PARA OS PURISTAS DA ARTE!

Também, postei esses desenhos aqui porque acho engraçado como as pessoas tem um olhar de desprezo para oque chamo de "DESENHOS TOSCOS"! Que burrice!

Lembro de uma vez em que numa aula de diagramação, meu blog estava aberto e meu renomado professor olhou para meu primeiro desenho da série "URTICÁRIA" com esse olhar. Poxa! Pera lá! Será que um desenho não pode ter uma estática "tosca", ou mesmo "freak"?
Desculpe querido professor, mas de estética na arte você não entende nada!
Sem ofenças.

ILUSTRAÇÃO: URTICÁRIA 2


MAIS UMA SOBRE UM TEMA ESPECIAL!

ESSA É PROS AMIGOS

SÓ PARA ESCLARECER:
Esse desenho que você esta vendo não é meu, é do meu amigo thiago (o mesmo roteirista do "quadrinhos experimentais"), e foi inspiurado numa das nossas influências: M. C. ESCHER!
O que é meu aí é a diagramação do texto, que foi colocado sem preocupação com o conteúdo e sim com a harmonia da composição da imagem.

A ORDEM DOS FATORES...


MINHA VIDA...e meus relacionamentos


Para criar um contraste, vai ai a letra da linda canção "Já desmanchei minha relação" de Nervoso e seus Calmantes:
.
.
.
Já desmanchei minha relação
Que coincidência estou feliz
Com idéias na cabeça
E sem dor no coração
É que hoje eu descobri um melhor jeito
De viver
Curtindo a solidão
Assoviando essa canção
Eu tenho pressa pra falar
O que quiser e me expressar
Que coincidência é bom sorrir
Não piso mais naquele altar
Você pensou que eu poderia ser
Um cara mais sério
Mas saiba que minha onda
Nunca teve nada a ver
É duro ter que te esquecer
Não tínhamos planos tão imperfeitos
Mas nosso olhar não permitiu um grande avanço
E é por essa e outras que eu não tenho mais saco
Pra te servir, meu bem
Já desmanchei minha relação
E mesmo assim eu vou vivendo parte do seu mundo
Incomoda ver que tudo isso fez parte do seus planos
Mesmo feliz eu penso em ti e sofro tanto

GRANDES MELÕES


É A REAL.

RELAÇÕES...traição


TÍPICO

ILUSTRAÇÃO: Ilustração e Diagramação LIVRE!

SÓ PARA ESCLARECER:

Esse trabalho surgiu desse desenho que eu fiz a "muito" tempo atrás sem nenhuma pretenção inicial, mas que acabei retrabalhando por causa das aulas de diagramação. Falar em diagramação, esse trabalho teve como inspiração as velhas edições da revista TRIP, quando ela era mais ousada e menos babaca (agora ela virou revista de playboy de vez!). E também revistas de comportamento jovem em geral (que é bem a praia que eu gosto).
Falar em revista TRIP, o texto ai diagramado é uma entrevista do Arthur Veríssimo, nas páginas negras. E como a proposta é DIAGRAMAÇÃO, e não texto, imagem e assunto não tem correspondência. Mas para não colocar lorem ipsum... foi esse texto mesmo!

ILUSTRAÇÃO: MULHERES CONVERSANDO


ILUSTRAÇÃO: COISAS DA ROÇA...




A HISTÓRIA DE ZAQUEU, por Isaulina








VOCÊ CONHECE ESSA PESSOA? BRUNO

Esse ai é o Bruno, instrutor de treinamento do meu "antigo" trabalho. E é ele que abre essa seção que vai mostrar minha zuação com os amigos. Ou simplesmente uma homenagem a eles. E olha que tem gente pra caramba!! Como essa é a estréia da série, aguardem as proximas postagens!

O AUTOR NA IGREJA SÃO JOSÉ

Assim disse Dostoievski, no livro “Os irmãos Karamazov”:

“Vai a um botequim de ar viciado, tal como este, por exemplo, e instalas- se num canto. Esses rapazes não se conhecem e ficarão quarenta anos sem tornarem a encontrar-se. Que discutem eles nesses breves minutos? Apenas questões essenciais: se Deus existe, se a alma é imortal. Os que não crêem em Deus discorrem sobre o socialismo, a anarquia, sobre a renovação da humanidade; ora, essas questões são as mesmas, mas encaradas sob outra face. E boa parte da juventude russa, a mais original, hipnotiza-se com essas questões. Não é verdade?”

Essa é umas das coisas mais legais e verdadeiras que já ouvi disser sobre a juventude (ou pelo menos uma pequena parte dela, “a mais original”).E para esclarecer, esse desenho é um auto-retrato meu na igreja São José (que gosto muito), feito no meu caderno de esboços.

Para os que não acreditam (e são muitos), vou afirmar que sou mais espiritualista (para não dizer "religioso", que isso abrange outras áreas, das quais não sou muito fã) que pensam. Esse desenho é simplesmente uma homenagem a Fiódor M. Dostoievski.

Se quiserem conhecer mais sobre ele, você pode baixar alguns livros dele AQUI.

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

COREL - finalmente 2


COREL - finalmente


CARTAZ PARA FESTA


Esse é um detalhe de um cartaz que eu e o meu comparça Thiago (o mesmo roteirista dos “quadrinhos experimentais”) fizemos para uma festa de halloween que que aconteceu no nosso bairro. Esse trabalho foi uma encomenda do nosso amigo Ramon, e envolveu várias técnicas, do lápis de cor à tinta guache. Fizemos o cartaz e fomos à festa - haha

A propósito, estou finalizando mais alguns desenhos para colocar aqui no blog.

AGUARDEM!!!

:)

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

ILUSTRAÇÃO: URTICARIA!!!


Esse é um tema muito especial na minha vida.

ILUSTRAÇÃO 1: CHUVA


CONSIDERAÇÕES SOBRE ESSE "BLOGFÓLIO"

Pois é.
Como devem ter notado, esse blogfolio (definição que vim pensando no busão) anda sofrendo transformações inesperadas e constantes. Mas é que estou ainda testando esse formato, que estou tentando acostumar. Nesse contexto, varias coisas (e amigos) tem me ajudado.Quanto a "coisas", tenho visitado bastante o blog do DE LEVE, que é uma influência forte no que diz respeito à música conteporânea no Brasil. Como todo começo de qualquer coisa que você faça é normalmente empolgante e desanimador ao mesmo tempo, me consolo lendo seus primeiros posts de 2005, 2006! Não so o De Leve, mas tem muita gente que eu gosto que também começou assim nesse mesmo naipe, tipo a Chiquinha. Quanto a amigos, conto com ajuda de todos!! Seja para me dar ideias, desenhos, músicas... ou para me ajudar com essas coisas de mídia. Posso citar a Cabral (que vou convenser a também fazer um blog - me aguarde, menina!), o Anderson, famoso Cirilo, o Kibs (Thiago), e por ai vai... Falar nisso, espero colocar aqui todas essas coisas que já fiz até agora, inclusive trabalhos de rádio bem antigos que fiz na época da RADIO SANFA. Estou pesquisando como vou fazer isso!!
P.S.: o que justifica o BlOGFOLIO, é que ele é um blog que serve de portifólio, mané! Dãã!
Naõ fiquem tristes, depois post outras coisas.